domingo, 1 de junho de 2014

Análise detalhada da Jump NEXT! Vol.2 (Ano 2014).


É continuando meu objetivo de cobrir por completo a Weekly Shonen Jump que trago uma análise detalhada de TODOS os One-Shots lançados na Jump NEXT! de Maio deste ano. Também faço um rápido comentário sobre os mangás veteranos que apareceram na revista.

Para quem não sabe, a Jump Next é uma revista digital e fisíca, spin-off da Weekly Shonen Jump que tem como objetivo lançar vários One-Shots que vão para votação popular, os mais bem votados ganham o direito de participar da Shonen Jump. Os mangás: Stealth Symphony, iShoujo, Zumou e Tokyo Wonder Boys passaram por essa seleção, mesmo que por exemplo Tokyo Wonder ficou em oitavo lugar e mesmo assim conseguiu ser serializado.

Nesta issue teve a GAG CUP, mas eles não foram para votação popular, por isso deixaria para mais tarde uma análise detalhada sobre estes mangás, pois são mais complicados de analisar, já que todo mundo sabe como os japas tem gostos bizarros por comédia. E por último, meu japonês é meio péssimo, deste modo a maioria dos One-Shots eu só dei uma olhada nas páginas e uma lida nos balões que pareciam marcantes, nada mais.

Link para baixar a raw da Jump NEXT!: http://raw-cans.net/magazine-2/#more-11954

Vamos ao que interessa:

Beelzebub EXTRA:


Nada melhor do que começar com o capítulo extra de Beel - Todo mundo pensava que era sobre o Beel tendo que conseguir 100 amigos no maternal e seria toda uma nova saga sobre isso, mas na verdade só foi um capítulo extra... Divertido, inclusive.

Esperava mais, não deu a sensação de que Beel tinha crescido, mesmo que as cenas de lutas deram a entender que sim - Acho que o meu maior problema com esse capítulo extra, foi que ele foi um randomônico para uma série que já tenha terminado. Não acrescentou simplesmente nada no sentido de "pós-final" de Beelzebub. Fiquei bastante frustrado.

De qualquer modo foi um jeito simpático de abrir o segundo volume da Jump Next! Se o capítulo fosse full color, pelo menos, talvez daria mais sentido a existência desse extra.

Minha nota: 3/5

Black Clover by Tabata Yuuki


Pulei logo para o autor de Hungry Joker, pois o seu One-Shot NÃO SERÁ VOTADO. Eles devem utilizar outro mecanismo para medir a sua popularidade, sem ser a votação normal. Isso só comprova que os editores tem muita vontade de serializa-lo.

Bem, falando do One-Shot é interessante, a arte do autor de Yuuki evoluiu, ficou mais limpa, assim conseguindo conquistar mais o público geral, mas alguns problemas em relação ao roteiro se manteve - O mangá continua tendo vários elementos clichês e que podem pesar muito quando for serializado.

O personagem principal é muito aquele underdog que todos desprezam, muito parecido com o personagem Naruto - A única diferença é que ele tem um amigo de infância que o esnoba por ser fraco, Naruto não tinha simplesmente ninguém. Eu acredito que seja uma obra pode se tornar um grande sucesso, se os "Naurto" e "Sasuke" do One Shot, forem carimásticos. No final, o capítulo foi bom, teve uma boa arte, uma boa cena de luta e uma história boazinha, mas peca por ser muito clichê e previsível.

Minha Nota: 4/5
Chances de ser serializado: São reais, se eles colocaram o mangá sem ser votado é porque tem interesse MESMO de serializa-lo, mas isso vai depender da aceitação do público japonês, sem votação, mas pelo que fui lendo, muitos gostaram desse One-Shot. Eu acho mesmo que veremos Black Clover virando série.

Best Blue by Hirakata Masahiro


Best Blue foi lançado no Vol.1, mas eu gostaria de falar sobre ele - O mangá do criador de Kiruko-San é muito interessante, tem uma arte espetacular e consegue passar a essencia da disputa da natação... Além de poder ter um bom apelo ao publico fujoshi (Depois do sucesso do anime de Free! várias revistas querem lançar mangá de natação).

Os personagens são bem simpaticos, o problema é que o design de alguns lembram MUITO outros personagens do mangá de Kiruko-San, parecendo em alguns momentos até um spin-off de Kiruko, mostrando os personagens no colegial (O que não é isso, haha).

Outro ponto negativo é que o personagem principal não tem um drama real, ele é simplesmente forte. Normalmente isso não funciona muito nos mangás de esporte, o personagem principal não pode ser muito forte, ele deve ir crescendo ao longo do mangá! Caso esses erros forem corrigidos, o mangá será um sucesso quando for serializado.

Nota: 4/5
Chance de Serialização: Altíssimas, outro mangá que não foi para votação, mas teve uma aceitação gigantesca do público japonês. Acho que ainda esse ano estreia na Jump. Precisa ter atenção em transformar o protagonista em um personagem mais carismático para sobreviver.

Mangás levados a Votação:


Este são os 13 mangás que irei analisar daqui em diante... Esses 13 mangás foram para votação do público  japonês - Provavelmente os 3 melhores devem ser serializado, e alguns outros que ficarem em posições intermediarias também.


Rokujouma no Majo


O primeiro One-Shot da revista é Rokujouma no Majo, não foi por nada que deixaram ele em primeiro, o One-Shot é simplesmente fantásticos. No começo achei que só seria mais um ecchi com bruxa, sem graça, mas não é que fui surpreendido? A batalha "mágica" é bem interessante, e os dois personagens tem uma interação muito boa.

Quando acontece um flashback de como os dois se conheceram, deixa tudo ainda mais profundo e "mágico", fazendo que de fato você se simpatize pelo personagem principal. A arte do mangá também é interessante, consegue agradar um público masculino e ao mesmo tempo o design masculino pode agradar o público fujoshi (Que vai ficar apaixonada também pela protagonista "neko").

É um mangá com um grande potencial que trata de um modo bem shounen um tema shoujo. O que mais me incomodou no One-Shot na verdade foi o design do protagonista, ele me lembra MUITO o personagem principal de Nisekoi, inclusive em várias expressões faciais, isso pode pesar muito na sua serialização.

Minha nota: 5/5
Chances de ser serializad: Altíssimas. O público japonês simpatizou com essa série, por isso ela chances reais de ser serializada... Diria que em no máximo 1 ano veremos ela estreando na Jump. Estou ansioso.

Musou Ouji


Olha, este One-Shot realmente bizarro, não acredito em vê-lo sendo serializado ao menos que a Jump queira lançar uma almofada para Illegal Rare. A idéia do mangá é simples e tem tudo para dar errado, essa coisa de um fanático por video-games que começa a lutar de maneira fodastica, com artes maciais, só porque jogou Street Fighter simplesmente não funciona.

É lógico que o mangá segue um tom de gag mangá, mas em nenhum momento me fez rir - O seu traço também me lembrou PSI Kusuo Saiki, o que deixa tudo ainda mais negativo para o mangá. No final, tivemos um One-Shot bem ruinzinho que acredito que não será serializado.

Minha Nota: 1/5
Chances de ser serializado: Baixíssimas, o mangá não foi muito bem aceito pelo público japonês, deste modo só será serializado por boa fé dos editores, o que acho bem improvável.

Kamishiro Sousa


Um One-Shot com pontos negativos e positivos: Os positivos são a história dele ter bem interessante, com um grande espaço desenvolvimento da dupla de protagonistas. As suas batalhas são bem diferentes, principalmente por causa do traço do autor, deixando tudo ainda mais dinâmico e único.

Os lados negativos do One-Shot são sua constante mudança de rosto dos personagens, o autor parecia que não tinha um design definido para eles. Uma arte um pouco confusa que em certo momentos parecia até feita as pressas. Porém, essa história dos policiais que viajam de barco e ajudam vilas que estão sendo dominados por tiranos ou ladrões, é muito interessante.

No final, acredito que tivemos um bom one-shot que precisa corrigir MUITOS erros para poder ser serializado, mas se esses erros forem corrigidos tem grande potencial de se tornar uma série de meio de tabela na Jump, ou até mesmo uma de TOP 5.

Minha Nota: 3/5
Chance de Serialização: Altas. Teve uma boa aceitação do público japonês, mas acredito que por causa desses vários erros pode demorar sua serialização, talvez até ser cancelada se os editores perceberem que a história não se sustente após as modificações.

Red Hit Girl.


Red Hit Girl foi o mangá mais bem aceito da nova estreia, para a minha surpresa - Ao meu ver tivemos um bom One-Shot, sim... O mangá é bem desenhado, apresenta um mundo ao estilo de Gottham City e tem uma personagem principal carismática e com um passado bem tenebroso.

Mas mesmo assim, não consegui sentir firmeza na série quando assunto é ela ser serializada - Sinto que ela terá um bom primeiro capítulo e depois aos poucos irá caindo no TOC até ser cancelada. O mangá não me deu uma esperança que será bem desenvolvida. Além de a batalha apresenta neste capítulo foi fraca demais, sem sal, e isso pesa muito para um battle shounen.

Deste modo, a nossa nova policialzinha justiceira não me convenceu... Acredito que o mangá, se for serializado sem haver GRANDES mudanças, tenderá ao fracasso. Não votaria nele, sinceramente.

Minha nota: 3/5
Chance de Serialização: Altíssima, um dos One-Shots mais bem aceitos pelo público japonês, se não O MAIS, deste acredito que os editores já estejam trabalhando com a serialização do mangá juntamente com o autor.

Machine Doctor


O doutor das maquinas para mim foi um dos mangás mais interessantes da Jump Next! Por vários motivos, trata de uma história diferente, de um doutor no mundo futurisco que tem como objetivo ajudar outros androides e maquinas criadas pelo ser humano. O seu design de mundo parece interessante e os personagens são MUITO BEM desenhados.

O que pode incomodar no mangá é o fato dele ser muito dramático, tratando de forma exagerada as questões pessoais... Em sí isso não me incomodou, mas pelo que li incomodou muito os demais japoneses, fazendo que o mangá tivesse uma leve rejeição. O autor precisa diminuir a carga dramática do mangá para que ele dê certo na revista.


Minha Nota: 5/5
Chance de Serialização: Baixa. Os editores devem colocar fé nesse mangá, mas a baixa aceitação do público japonês pode pesar muito.

Monju Shirou Kyodai


O simples fato dele ter ganho página colorida só comprova que os editores colocam muita fé neste mangá. E sinceramente, me deu uma esperança que ele possa ser um relativo sucesso caso seja serializado: O mangá segue um traço bem tradicional do japão, como fosse desenhado por um mangaká dos anos 80 (Igual ao Isobe Isobee).

Tem uma luta bem diferenciada, já que o protagonista utiliza vários insetos e inclusive se transformar neles para matar os inimigos. E a vibe de assassino impiedoso passado por ele (Reforçado quando ele toca piano com um ar de superioridade) deve agradar muitos os japoneses. 

Internacionalmente falando, não tenho bons olhos para Kyodai (Mangá produzido e bancado pela equipe da Kyodai Scans, estou de olho)... O seu traço, lembra muito os mangás tradicionais que não agradam muito o ocidente, além de que ele parece ser um mangá que não funciona muito bem para anime, ao menos que dêem uma reformulada gigantesca no design dos personagens na hora de fazer uma animação, dando um design mais comercial aos personagens. Deste modo é um mangá que, ao meu ver, seria um sucesso somente no japão.

Minha Nota: 4/5
Chance de Serialização: Altíssima. Foi bem aceito pelo público japonês, tem apoio dos editores (Comprovado pela página colorida) e ainda tem uma vibe de assassino cruel e nojento que não vemos na revista. Acredito que veremos o autor com essa ou outra série nesse ano ou no próximo. 

Mamoru-Kun Shissou Sanjou Touju-chu


Quem lê minhas reviews do TOC da Weekly Shonen Sunday sabe como eu ODEIO mangás com nome exageradamente grandes, por isso já peguei um leve ódio deste mangá pelo seu nome horrível. Mas li esperando que a qualidade do mangá revertesse esse mal.

Não aconteceu, o mangá continuou bem fraquinho... Posso listar os problemas dele: Exagerado, personagens sem carisma, lutas que tentam simular um pouco Beelzebub, mas acabam falhando miseravelmente. É um mangá ruim.

Minha nota: 1/5
Chance de Serialização: Baixas. Ao menos que os editores queiram lançar uma almofada, não acredito em ver este mangá sendo lançado na revista.

Destroy


Outro mangá futurisco com androides... Assumo que essa coisa de mundo cyberpunk me atrai muito, mas Destroy não me convenceu tanto assim. O mangá apresenta uma dupla de heróis que devem salvar uma cidade de um robô mamute - O vilão escolhido foi muito fraco, e simplesmente não convence... Caso fosse serializado ele teria que mudar esse vilão do primeiro capítulo para poder ganhar votos.

O mangá tenta adicionar uma batalha estratégica e bem humorada, na parte do humor o autor conseguiu acertar, de fato a batalha em certo momentos te faz rir, mas a parte estratégica foi péssima, foi aquelas "batalhas inteligentes" que haviam em Hungry Joker.

No final, tivemos um bom mangá, que tem capacidade de desenvolver um mundo magnifico, mas tem muitos erros para serem corrigidos: Entre eles é o autor tentar melhorar sua capacidade em fazer lutas shounens, pois está muito fraca.

Minha nota: 3/5
Chances de Serialização: Baixas, o mangá não foi bem aceito, por isso dificilmente será serializado, ao menos que os editores o modifiquem tanto e o re-lancem como One-Shot na própria Weekly Shonen Jump, o que acho improvável. 

Jack Dock Diaper


Quando eu vi o design do protagonista do mangá ficou super ansioso, pois acreditava que o mangá seria muito bom, ledo engano... O autor neste One-Shot comprovou que tem capacidades de fazer batalhas frenéticas, o problema é que ele só sabe fazer isso.

O mangá é muito confuso, tenta desenvolver uma história, mas tudo pareceu só desculpa para a porrada rolar, nada mais - Podemos dizer que Jack Dock Diaper é um hungry joker piorado. As batalhas também foram um pouco confusas, não dando para entender o que acontecia direito.

No final, tivemos um One-Shot com uma arte bonita, com um design de personagens interessantes, mas muito mal desenvolvido e que ao meu ver não teria nenhuma chance de sobreviver na atual Weekly Shonen Jump.

Minha Nota: 2/5
Chance de Serialização: Baixas. Foi muito mal recebido pelo público japonês, mas o autor comprovou que sabe desenhar páginas bonitas, assim os editores podem tentar dar um voto de confiança, serializando o mangá. 

Uchuu Kankou Searc


A ideia do mangá é bem diferente - Conhecemos uma aeromoça de uma nave espacial que faz de tudo para proteger a tripulação desta nave especial. A ideia parece tosca, mas One-Shot deu uma boa abertura para um bom gag mangá com detalhes de shounen (Como Kiruko-San)

O mangá é super bem desenhado, a nave especial é incrivelmente linda, e o autor consegue passar a atmosfera de estar no espaço sideral. Porém, mesmo assim não consigo ver nessa Jump atual, o mangá conseguindo conquistar os votos dos japoneses, se tornaria um novo Kiruko-San: Os japoneses se simpatizariam pelo mangá, mas em nenhum momento votariam nele... Depois ficariam lamentando o fato dele ser cancelado.

Resumindo, Uchuu Kankou Searc é um mangá com uma ideia interessante, se for bem desenvolvida... O One-Shot em sí não convence muito, mas deixa claro que o mangá tem potencial para evoluir.

Minha nota: 4/5
Chance de Serialização: Medianas. A Jump esta louca para lançar um novo sucesso e sinceramente não vejo esta características em Searc, porém de qualquer modo eles podem arriscar. 

Chijou Saikyou no X


X é um mangá que une romance com battle shounen, de forma uma pouco bizarra - A série não conseguiu me convencer de nenhum modo, foi estranho um One-Shot que se passa SOMENTE com dois personagens se amando e se digladiando, foi estranho.

Não consegui ver neste capítulo um futuro positivo para a série, pois o one-shot foi muito fechado, não conseguiu dar ao leitor uma impressão que o mangá poderá ser serialiazado, foi o mesmo erro que teve Sakuran do autor de Psyren.

Mas X não é um dos piores one-shots da revista, só é fraco. Caso o autor dê uma boa modificada, melhore esse universo, adicionando novos personagens, com certeza ficará muito mais interessante o mangá e terá chances de ficar no meio da tabela da Shonen Jump.

Minha Nota: 2/5
Chances de Serialização: Medianas. O mangá teve uma aceitação mediana do público japonês, mas o fato do One-Shot ter sido bem fechado deve estar dando um grande trabalho ao editor convencer os seus superiores que o mangá DÁ SIM para ser serializado. Acredite, se for, virá com muitas mudanças. 


Consideração Finais:

Essa edição da Jump Next! foi focada em mangás que tem potencial de se tornar bons battle Shounen, assim não vimos nenhum mangá harem e nenhum mangá de esporte, só tivemos battle shounen. Isso demonstra que a Jump esta desesperada em lançar um novo mangá de sucesso neste estilo.

O meu preferido foi Rokujouma no Majo, o mangá conseguiu me agradar muito e espero vê-lo sendo serializado na revista, acredito que conseguirá ser um sucesso parecido com de Nisekoi. Outros mangás que espero ver futuramente na revista são: Black Clover, Kamishiro Sousa, Machine Doctor e Kyodai.

É isso aí, daqui a 2 semanas trago uma análise dos últimos 8 One-Shots lançados na Weekly Shonen Jump! Não trago domingo que vem, porque tenho uma matéria da Sunday Morning sobre mangás de esporte já escrita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'