sexta-feira, 15 de abril de 2011

Onde está o terror? - Parte II

Amnesia: Tha Dark Descent

Estou de volta com o "onde está o terror?". Uma critica aos novos jogos e filmes de terror, que para mim, de terror não há nada.

Hoje quero logo falar de algo muito, mas muito importante nos jogos e filmes de terror, trilha sonora. Eu sempre fui apaixonado da trilha sonora, de por exemplo: Silent Hill, para mim Akira Yamaoka era fantastico em criar musicas para jogos de terror, infelizmente no novo Silent Hill não será ele a criar.

Left 4 Dead
Eu posso elogiar quanto quiser, por exemplo, a trilha sonora de Alan Wake, que é fantástica, mas em nenhum momento ela se aproxima de terror, alias, eu não sei se Alan Wake é um jogo de terror ou não. Um jogo de terror com uma trilha de sonora boa, já ganha vários pontos ao meu ver, pois quando a musica faz "parte" de você, o ambiente do jogo fica mais pesado.

Quando aquele musiquinha só com piano, tensa, fica tocando, você as vezes nem percebe ela, de tão concentrado que está no jogo, mas mesmo assim ela faz efeito em você, de forma inconsciente você capta ela, e ela ajuda a transforma aquele ambiente no jogo, um ambiente aterrorizante, assustador.

Outra coisa muito interessante, é quando você se aproxima de um local, e percebe um movimento estranho, aquela musica tensa chega, você vai se aproximando, esperando o monstro, e no final, é nada.

Parasite Eve
A importância da trilha sonora é real, e essencial em um jogo de terror, quando a trilha sonora (como Resident Evil 5) não te assusta, o jogo já perde muito do elemento do terror. E creio que em muitos jogos que tentam ser de terror acontece isso, uma trilha sonora forçada, que não dá medo nem para minha vó ou mesmo uma trilha sonora que não há nada de terror,

E um jogo que a muito tempo esperemos o terror voltar, é Resident Evil, muitos viram em Resident Evil Operation Raccoon City, a volta da série ao terror, mas a Capcom já confirmou que o jogo será de ação, pois querem beneficiar também os fãs de jogos de tiro. No jogo você poderá mudar a historia do Resident Evil 2, se quiser, matando até Leon.

O jogo parece interessante, mas decepcionando para quem espera a tempo um Resident Evil que volte a suas origens de terror. Uma ilusão aos fãs por ser em um lugar que normalmente lembra terror, e para os fãs de Resident Evil 5, alegria, mais um shooter para eles jogarem.

Eu achei interessante acabar esse "capitulo" com o trailer de Resident Evil Operation Raccoon City, o jogo que era para ser de terror.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'